Monday, May 02, 2022

Casa com vinílico

 Foi-se o tempo em que a casa toda branca era o auge do minimalismo cool. Seja qual for o motivo (tédio da pandemia, modismo, imitação de seriados), quem pretende mudar algo no local onde vive pensa logo em cor.

Uma das novidades é a combinação de piso vinílico e parede, com combinações harmônicas ou contrastadas. Isso não significa que pisos e paredes necessariamente precisem ser iguais em tudo, principalmente em cor. Mas alguma relação deve existir, para evitar erros no resultado.

A Tarkett, líder mundial em pisos vinílicos, selecionou três exemplos de ambientes em que a decoração combina pisos vinílicos e paredes:

#1 Subindo pelas paredes
Não só no piso, mas as réguas vinílicas podem revestir paredes. E a instalação é rápida, qualidade muito aprovada pelos arquitetos, que prolongam o piso subindo pelas paredes e até mesmo o teto.

 

Piso Vinílico Cor Tabaco – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett (Projeto: Ricardo Abreu / Foto: José Henrique Vieira)

# 2 Contraste entre tonalidades
Um ponto de partida é a criação de contrastes de tonalidades entre os elementos. O mobiliário fica como uma espécie de transição. Por exemplo, o piso vinílico em tom de madeira clara (ou escura, fazendo o inverso) acompanha paredes em cor mais escura, um cimento queimado. O colorido fica por conta dos detalhes do ambiente.

Piso Vinílico Cor Tabaco – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett (Projeto: Ricardo Abreu / Foto: José Henrique Vieira)

#3 Mix de texturas e desenhos
Outra opção é a cartela neutra, destacando uma combinação entre desenhos e texturas. Nos padrões amadeirados, o piso vinílico reproduz uma textura que lembra a sensação de pisar sobre um piso de madeira natural. Neste exemplo o revestimento vinílico de parede é da linha Artwall, alternativa da Tarkett com base têxtil e totalmente laváveis, um grande diferencial em relação ao papel de parede.

Revestimento Vinílico de Parede Cor 24109913 – Linha Artwall Coleção Chamonix – Tarkett


 

No comments: