Sunday, February 25, 2007





Iesa Rodrigues
fotos Ines Rozario
A semana de lançamentos de inverno começou hoje, domingo, em Paris. Nem parece que a próxima estação será a Primavera, porque as vitrines continuam fazendo um replay em preto e branco, algo em cinza, igual ao ano passado. Mas uma diferença existe: as formas estão mais marcadas, a cintura, mais fina. Sem o geometrismo evasê do ano passado, apesar da manutenção das pernas de fora, com saias curtas.
Nas passarelas, outra continuação: os franzidos e repuxados, favorecidos pelo emprego dos jérseis e sedas. Bem menos preto do que no inverno passado, a cartela tende mais para os acinzentados e azulados. Os brilhos e vernizes permanecem, assim como as botinhas de cano curto.



A inspiração em roupas de dança e a lembrança dos anos 60 devem dar uma base para as coleções de inverno. Pelo menos na maquilagem, que inclui até o desenho das pestanas inferiores, como usavam as modelos inglesas Twiggy e Penelope Tree.



Na segunda-feira, a grande expectativa é o desfile de Viktor & Rolf, a dupla holandesa que sabe criar uma atmosfera especial no cenário, na música e na caracterização das modelos. Afinal, desfile é para isso, para dar uma moldura de teatro, glamour ou loucura para uma atividade que sem estes atributos seria apenas a indústria da moda.


Nas fotos, momentos dos desfiles da africana, vinda das ilhas Comores, Sakina M’Sa, e do coreano Lie Sang Bong, que também interpretou bem a fusão da cultura coreana e o estilo europeu, quando mixou a trilha de anos 80 com tambores coreanos, que aos poucos dominaram a sala, abafando o rock ocidental.


No Oscar
Daqui a pouco, as estrelas disputarão as estatuetas douradas. Há muito tempo não se via uma premiação com tantos candidatos competentes. Nesta 79ª edição do Oscar os indicados vão ganhar um mimo bacana: uma Havaiana com 10 estrelinhas de ouro branco, com miolo de brilhantes e mais estrelas no solado, em vez do desenho tradicional, que parece arroz. Para os colecionadores, que já estão com os olhos brilhando, aviso que esta edição é limitada, especial para os indicados ao Oscar. E cada sandália foi avaliada em US$ 1.500