Wednesday, January 24, 2007

Osklen ecológica

A coerência do roteiro da marca de Oskar Metsavaht leva ao sucesso. Este desfile baseado em estampas geometrizadas indígenas, fotos de penas coloridas, tons naturais e um jeito meio explorador, meio urbano, completa um ciclo de temas ligados à preservação ambiental e à natureza. Daqui para frente, deve predominar mais do que nunca o conceito e-brigade, a brigada que defende a Amazônia, as águas, o planeta. Traduzindo para a moda, traz grandes suéteres em malhas de pet reciclada, tricôs orgânicos, palhas de buriti e madeiras recicladas nos acessórios. A silhueta segue os parâmetros da nova moda: estreita, tanto feminina como masculina, enriquecida por grandes capas de formas irregulares, acentuada por botinhas de salto alto ou tênis luxuosos, em dourado ou prata. As calças encerram as maiores novidades, já que ficam na área dos leggings de malha, nas skinnies tanto masculinas quanto femininas. Há shorts justos em malhas aderentes, e calças jeans de cós na cintura, em denim escuro.
O camuflado, muito claro, mantém sua força, tem tudo a ver com os temas ecológicos da Osklen, assim como as camisetas com a expressão Kyoto Protocol. Entre os prováveis hits de inverno, figuram os suéteres masculinos de decote em V, com corte atlético. Dito assim, parece banal. Mas o toque Osklen garante a diferença. Eles têm um ar usado, confortável e de muita classe

Rodapé / Há uma certa falta de celebridades, repito. Gloria Maria levou um susto ao entrar na sala. Foi cercada por uma multidão de fotógrafos e flashes / Stefan Hottinger-Behmer, convidado há sete anos dos eventos brasileiros, repórter de revistas como a Harper´s e o jornal New York Times, lança a Gatsby, revista de estilo de vida, para leitores acima dos 30. Feita em papel Flexipaper, fácil de dobrar ou enrolar e levar para a praia. O detalhe é o preço. Uma página de publicidade custa em torno dos R$ 10 mil reais, o que para uma publicação que circula nos USA e na Europa é uma pechincha. Em outubro, sai a Gastby com caderno brasileiro, com os desfiles de verão.