Sunday, January 14, 2007




O Fashion Rio começa hoje

Pois é, domingo e vamos nós, a turma da moda, ver o que se pode vestir no nosso inverno. Antes de retrucar que não temos esta estação no país, lembrem dos 10 graus que marcavam os termômetros de rua no Rio de Janeiro, em agosto de 2006. E dos seis graus à noite, em Sampa. O que querem? Neve?
A partir das 15h, horário da entrevista coletiva, em que Eloysa Simão apresenta os patrocinadores, a Firjan e o Senai Moda anunciam suas atrações, estará dada a partida da edição de inverno do Fashion Rio.
O formato da Marina da Glória está diferente. As tendas de imprensa chegaram mais perto do mar – esperamos que não haja ressaca. O Fashion Business avançou e se instalou em tenda transversa. São três salas de desfiles, Ipanema, Copacabana e Corcovado. Os horários dos desfiles, em geral marcados para a tarde, devem possibilitar a visita ao Fashion Business e ao Salão do Acessório, organizado por Ana Clara Herrmann.

Agenda de hoje
18h30: Lilica Ripilica – a marca mais avançada do grupo Marisol, de Jaraguá do Sul (Santa Catarina), mais uma vez abre o evento. Agora a roupa que veste as menininhas adeptas do rosa e fãs da coala branca que é ícone da marca, tem uma história internacional para contar, já que foi inaugurada uma Lilica Ripilica em Milão, na esquina diagonal à loja de Giorgio Armani

19h30: Walter Rodrigues – o paulista que trocou as passarelas paulistanas pelas cariocas está cada vez mais feliz com este feito. As coleções ficaram mais leves e ganharam em originalidade, graças à habilidade de Walter de unir seu requinte ao trabalho de diversos pólos e cooperativas. Ele usa estruturas e modelagem de lingerie, vinda de Nova Friburgo, rendas e bordados da Arp, também de Nova Friburgo, bordados e aplicações da Apoena, de Brasília e rendas das comunidades litorâneas do Piaui´, sem falar nas parcerias com marcas como a Couthé, que faz belas bolsas, ou os couros de roupas de motociclistas, do Rio Grande do Sul.
Além de se apresentar no Fashion Rio – e desta vez, num local especial, que é o Real Gabinete Português de Leitura, na Praça Tiradentes -, Walter Rodrigues costuma mostrar suas coleções durante as semanas de moda de Paris. No Rio de Janeiro, está à venda no Espaço Lundgren, no Fashion Mall e na loja da Vieira Souto. Ele assina os vestidos de grandes ocasiões (leia-se “posses”) da primeira-dama, Marisa Letícia. Na posse do segundo mandato, Walter escolheu o vestido simples, em georgette amarelo, com casaco de camélias de renda, feitas pelas rendeiras de bilro do Piauí. “O desenho das camélias foi criado por estudantes de moda holandesas, que estiveram com as rendeiras para aprender a trabalhar com os bilros, depois de saberem da existência da cooperativa pela internet. Em troca das aulas, deixaram o desenho desta flor, que foi usada no casaco.